Histórias de Caprioli publicadas no Brasil

A editora brasileira EBAL, muito conhecida nos anos 50 e 60 e cujas revistas chegavam com regularidade a Portugal — pois o nosso mercado já nessa época era muito receptivo às publicações brasileiras, algumas de grande interesse para os leitores de histórias aos quadradinhos —, também divulgou várias obras-primas de Caprioli oriundas do Il Vittorioso, como, por exemplo, O Elefante Sagrado, O Hussardo da Morte e Aquila Maris (A Águia dos Mares).

A maioria dessas histórias foram publicadas numa revista de excelente aspecto gráfico, a Epopeia, que se destacava das suas congéneres pelo grande formato e pelas magníficas capas assinadas por um notável ilustrador brasileiro, de seu nome António Euzebio — como podem ver no quadro seguinte.

Mas, infelizmente, a Epopeia também tinha defeitos e um deles era a má qualidade das legendas, compostas tipograficamente como no Cavaleiro Andante, mas segundo um padrão uniforme que alterava, por completo, a forma original dos balões. Além disso, muitas páginas foram remontadas, modificando o equilíbrio e a harmonia da sua estrutura e composição — traço fundamental em todas as histórias de Caprioli —, o que raramente aconteceu no Cavaleiro Andante e edições paralelas: álbuns e números especiais.

A lista que apresentamos, o mais completa possível, foi também extraída de um e-book editado pelo GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu), que se associou à Câmara Municipal de Moura na celebração, em 2012, do centenário do nascimento do grande mestre italiano.

Layout 1

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: