Caprioli e a Pré-História – 2

Outra obra notável neste domínio foi o livro intitulado Viaggio attraverso la Preistoria, com texto de Mário Bianchini, que Caprioli ilustrou de uma ponta à outra, investindo nesse projecto mais de dez anos de trabalho.

No entanto, embora o livro merecesse os maiores elogios de muitos especialistas na matéria, acabou por não ser compen- sador do ponto de vista económico e artístico, neste caso por causa do seu aspecto gráfico, com cores (a)berrantes, escolhidas sem critério pelo editor, cujo mau efeito estético e cromático desfigurou por completo as ilustrações (algumas de página inteira ou dupla página) em que Caprioli tanto caprichara, deixando-o profundamente desiludido e desmora- lizado, como revelou num texto biográfico que recentemente publicámos (ver aqui post de 3 de Abril — Autobiografia de Caprioli).

A propósito deste volumoso livro de grande interesse didáctico, cujas magníficas ilustrações têm sido profusamente apresentadas na página do Facebook dedicada a Caprioli por sua filha Fulvia, reproduzimos as palavras que ela nos dirigiu, em resposta a um comentário que esses desenhos (todos eles autênticas obras de arte) nos suscitaram:

«Sim, são desenhos de apurada reconstituição cientí- fica baseada na leitura de muitos livros escritos por famosos peritos de Paleon-tologia, e em longas horas passadas no Jardim Zoológico para observar os movimentos dos elefantes, dos tigres, dos cangurus, dos símios…

A preparação dessas páginas durava muitos anos. Às vezes, reunia-se com o professor Blanc no local onde tinham sido encontrados vestígios pré-históricos, a fim de os observar (é o caso do dente canino do tigre pré-histórico com dentes de sabre, encontrado no monte Peglia-Orvieto (Itália), e do crânio do Neanderthal do Circeo)».

Segundo Fulvia, os textos de Viaggio attraverso la Preistoria, incluindo os das legendas didascálicas, também eram de Caprioli, mas foram confiados para revisão a um consultor da editora, que os refez a seu bel-prazer, estendendo-os por 456 páginas, e acabou por assinar o livro com o seu nome. Sendo assim, estamos perante um autêntico caso de plágio ou, no mínimo, de usurpação de uma obra de índole científica. Não admira que Caprioli, possuidor de uma vasta e ecléctica cultura, tenha ficado profundamente decepcionado com o desfecho de um projecto em que investiu tantos sonhos e tantos anos de trabalho.

Caprioli (grutas)Profunda conhecedora (e incansável divulgadora) da obra de seu pai, Fulvia Caprioli tem feito extensas referências a este livro, nomeadamente num artigo publicado na revista Vitt & Dintorni nº 22 (Abril 2013), órgão informativo da Associazione Amici de Il Vittorioso, a que já aqui demos o devido destaque.

Pelo interesse do tema e porque esse livro nos chegou recentemente às mãos, numa 2ª edição (Abril de 1966, cuja capa reproduzimos no início deste post) com os mesmos defeitos da primeira — exceptuando as ilustrações a preto e branco, em que a ausência da cor realça o seu apurado efeito gráfico, como era desejo de Caprioli , voltamos hoje ao excelente artigo de sua filha Fulvia, reproduzindo-o na íntegra, como merece, para conhecimento de todos os admiradores portugueses da obra do grande mestre italiano.

Vitt Caprioli p.4

Vitt Caprioli p.5

Vitt Caprioli p.6

Vitt Caprioli p.7

Vitt Caprioli p.8

Vitt Caprioli p.9

Vitt Caprioli p.10

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: