Caprioli e os clássicos da literatura – 1

Caprioli - Moby Dick (Spada 1975)Como outros desenhadores de traço inspirado, nascidos numa época em que eram ainda muito vivas as influências do século XIX, Caprioli manifestou, desde jovem, uma grande atracção pelos clássicos literários, começando nos anos 30 a ilustrar obras como Crime e Castigo, de Dostoievsky, e O Livro da Selva, de Rudyard Kipling. Mais tarde, sentiu-se também seduzido por duas obras-primas da literatura de língua inglesa, A Ilha do Tesouro Moby Dick, tendo desta última ilustrado nada menos do que três versões, a primeira em livro, para as edições Mondadori, e as restantes em banda desenhada.

Os leitores portugueses, através do Jornal do Cuto, puderam travar conhecimento com uma delas, publicada originalmente na revista inglesa Ranger, em 1966. A esta curta mas magnífica adaptação do monumental romance de Herman Melville (reeditada posteriormente, em Itália, pela Associazione Amici del Vittorioso), seguiu-se uma versão de maior fôlego, com 80 páginas a cores, mas que só seria dada à estampa, pelas edições Spada, no ano seguinte à morte de Caprioli (1975).

Caprioli Moby Dick capa 328Limitamo-nos hoje a apresentar as primeiras dez ilustrações que o talentoso mestre italiano fez para o livro Il Mostro Bianco, editado pela Mondadori em 1951, e que dão bem a ideia da harmonia e perfeição do seu estilo, num tema em que se destaca, mais uma vez, a presença poética e majestosa do mar e dos belos navios de velas enfunadas pelo sopro heróico das grandes epopeias.

Muito em breve, publicaremos as restantes ilustrações deste livro destinado à juventude, que como é óbvio tem muito menos páginas do que a edição original (um “calhamaço”, cujo volumoso aspecto afastava a maioria dos jovens da sua leitura).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: