Caprioli e os clássicos da Literatura – 5

Um dos romances de aventuras (na categoria clássicos juvenis) mais conhecidos é “A Ilha do Tesouro” (Treasure Island), publicado em 1883 e que tornou mundialmente famoso o nome do seu autor, natural de Edimburgo (Escócia), Robert Louis Stevenson (1850-1894).

caprioli-ilha-do-tesouro-3Ao longo de mais de um século, esta obra tem sido um dos cânones da literatura de viagens e de aventuras repetidamente abordado pelo cinema e pelos melhores ilustradores de vários países, que deram uma incontornável expressão gráfica (e icónica) aos seus protagonistas: Jim Hawkins, o jovem caçador de tesouros, Long John Silver, o pirata da perna- -de-pau, o capitão Smolett, o doutor Livesey, Ben Gunn, o exilado da ilha onde estava escondido o produto das rapinas do sinistro capitão Flint…

Notoriamente, no campo da banda desenhada, “A Ilha do Tesouro” foi também um dos livros mais recriados por grandes desenhadores, como Fernando Bento, Hugo Pratt, Dino Bataglia, Dudley Watkins, Cecil Doughty, Peter Jackson ou John Millar Watt, por exemplo. E a lista continuará decerto a aumentar… Por casualidade, entre esses nomes de consagrados artistas não figura o de Franco Caprioli, o grande mestre italiano apaixonado pelo mar, que nos legou monumentais epopeias aos quadradinhos como “Moby Dick” e “A Ilha Misteriosa”, magistralmente adaptadas das respectivas criações literárias de Herman Melville e Jules Verne.

Talvez por nunca ter tido outra oportunidade, Caprioli limitou-se a ilustrar algumas cenas do célebre romance de Robert Louis Stevenson, para uma colecção publicada em Itália nos anos 50. Mas qualquer das suas imagens foi bastante forte para se gravar indelevelmente no imaginário dos juvenis leitores a quem essa colecção era destinada. Aqui têm, à guisa de “aperitivo”, as três que conseguimos juntar, até agora, ao nosso acervo, com a preciosa ajuda do Grupo Franco Caprioli, orientado por sua filha Fulvia.   

caprioli-ilha-do-tesouro-1-e-2   

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: