No centenário do desenhador poeta – 2

Apresentamos seguidamente as páginas 10-15 de um trabalho com o título em epígrafe, editado pela Câmara Municipal de Moura, no âmbito de uma exposição organizada, em 2012, por Luiz Beira e Carlos Rico, comemorativa do centenário do grande Mestre italiano, que esteve também patente em Viseu, por iniciativa do GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu).

Caprioli (foto)Tanto o fanzine de Moura como o e-book editado pelo GICAV, recheados de imagens das histórias originais de Caprioli, fotos de família e outros documentos raros e inéditos, estão hoje praticamente esgotados, pelo que deci- dimos reproduzir agora neste blogue a sua 1ª parte, extraída directamente do e-book, que contém, na parte final, algumas alterações (incluindo novas e magníficas imagens). Mas estas duas edições completam-se, pois o fanzine — além de todo o material reeditado no e-book — publicou uma aventura completa de Olac, o Gladiador, célebre série dos comics ingleses, em que Caprioli, nessa altura a colaborar quase exclusivamente com a Fleetway, grande editora do Reino Unido, fez também um excelente trabalho.

O texto e a coordenação, tanto do fanzine como do e-book, pertencem a Jorge Magalhães e o arranjo gráfico a Catherine Labey, com o apoio de Carlos Rico e Fulvia Caprioli, filha dilecta do saudoso Mestre.

Como o trabalho é extenso e profusamente ilustrado, dividimo-lo em várias partes, procurando, dentro do possível, não quebrar a unidade do todo. Em breve apresentaremos as páginas 16-24.

Layout 1

Layout 1

Layout 1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: