No centenário do desenhador poeta – 1

Em Junho de 2012, tive o grato prazer e a honra de participar num evento comemorativo do centenário de Franco Caprioli, o grande desenhador italiano, nascido em 5 de Abril de 1912, que foi homenageado pela Câmara Municipal de Moura, no âmbito de uma exposição organizada por Luiz Beira e Carlos Rico, em que também colaborou a filha do saudoso Mestre, Fulvia Caprioli.

Capa DVD CaprioliCoube-me a mim, por convite da organização, coordenar um fanzine e um e-book, este destinado à reposição da mostra em Viseu, durante o mês de Agosto, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Moura e do Gicav (Grupo de Intervenção e Criati- vidade Artística de Viseu). Tanto o fanzine como o e-book, recheados de imagens das histórias originais de Caprioli, fotos de família e outros documentos raros e inéditos — fornecidos pela própria Fulvia, sempre gentilíssima e pronta a colaborar em tudo o que estava ao seu alcance —, obtiveram grande êxito, esgotando-se praticamente, apesar de serem edições com algumas centenas de exemplares.

Hoje já se torna difícil adquiri-las e foi essa raridade que me motivou a reproduzir no blogue as páginas desse trabalho, com texto meu e arranjo gráfico de Catherine Labey, tal como saíram nas citadas edições que remontam ao ano de 2012 — tendo a de Moura chegado a ser seleccionada para os prémios do Festival Internacional da Amadora desse ano, na categoria “Fanzines”.

Como o trabalho é extenso, iremos dividi-lo em várias partes, procurando, dentro do possível, não quebrar a unidade do todo. Nenhuma imagem ou trechos do artigo (reproduzido directamente do e-book, cuja versão ficou mais completa) serão suprimidos. Assinale-se, na capa deste e-book, uma vinheta da história Il Tesoro di Tahorai-Tiki-Tabù (O Tesouro dos Mares do Sul), publicada em Portugal no Álbum do Cavaleiro Andante nº 4 (Setembro 1954). Uma aventura maravilhosamente ilustrada que me provocou, página após página (lembro-me bem!), uma sensação de puro deslumbramento!

Layout 1

Layout 1

Layout 1

Layout 1

Layout 1

Layout 1

1 Comentário (+add yours?)

  1. Fulvia
    Out 29, 2016 @ 19:33:40

    Grazie a tutti voi! Cari saluti,
    Fulvia Caprioli

    Gostar

    Responder

Deixe um comentário

WordPress.com Apps

Apps for any screen

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa